sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Nutri nutrientes

Para falar de alimentação, temos que falar em nutrientes.
Mas o que são nutrientes?
São substâncias que compõem os alimentos e que o organismo precisa para viver, para manter a saúde e executar suas atividades. Os nutrientes orgânicos incluem carboidratos, gorduras e proteínas (ou outros elementos construtores, como os aminoácidos). Os compostos químicos inorgânicos incluem os minerais, vitaminas e água. Os nutrientes são essenciais para o perfeito funcionamento do organismo e todos os que não podem ser sintetizados pelo próprio organismo têm de ser obtidos de fontes externas. Os nutrientes necessários em grandes quantidades são denominados por “macronutrientes” e os necessários em pequenas quantidades por “micronutrientes”.
E o que eles fazem? Fornecem energia para trabalhar, praticar esportes, para o funcionamento dos órgãos, materiais para promover crescimento, cicatrização de feridas, substituição das células envelhecidas etc. Tem-se, então:

Proteínas: são construtoras. São como tijolos de uma casa. As proteínas estão envolvidas na formação de músculos, pele, unhas cabelos, etc. Podemos encontrá-las em maior quantidade em carnes em geral, leites e derivados (origem animal) e leguminosas, como soja, feijão, grão de bico, lentilha etc. (origem vegetal).






Carboidratos: são energéticos, pois fornecem energia para o corpo se movimentar, executar trabalhos e viver. Fontes: açúcar, cereais, amido e fibras.


Gorduras: uma fonte concentrada de energia que pode ser armazenada. Se o gasto de energia for grande, ela vai ser queimada. Se, ao contrário, comemos uma certa quantidade de gordura que não é gasta, o organismo guarda e armazena na forma de tecido adiposo e quando faltar energia, o organismo busca os excessos acumulados. Necessitamos de gorduras. Não é certo ter uma alimentação “zero”. Afinal, elas são imprescindíveis em alguns processos bioquímicos do corpo, por exemplo, na produção de certos hormônios. Outra função dessas substâncias é dar sabor e textura aos alimentos. São encontradas na gema de ovo, pele de frango, frutos do mar, coco, creme de leite, óleos e margarinas etc.




No Blog Saúde em Foco, confira algumas informações sobre os sais minerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário