quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

IMC não é o suficiente.


Estava tranquila em minha casa num dia de domingo à noite e do nada meu pai aparece louco atrás de uma calculadora. Fui ver o que era e me deparei com: "Como saber se vc está com excesso de peso?" RESPOSTA: "Fazendo seu IMC". E lá foram meu pai, minha mãe e irmão calcular o famoso Índice de Massa Corporal. E como era de se esperar, todos ficaram pasmos com o resultado do meu irmão que tem 13anos, 1.77m de altura e 53 Kg: 16,90 Kg/m², isto é, magreza grau II ou desnutrição grau II. Nisso, minha mãe já ficou desorientada querendo que eu fizesse uma dieta para ele engordar e tudo mais.....

PÁRA TUDO!! Vamos esclarecer o por quê disso...

O IMC, é um cálculo realizado para conferir se seu peso está adequado pra sua altura. No entanto, somente este parâmetro não basta, porque o IMC não especifica se a massa corporal é gorda ou magra, tampouco a saúde da pessoa. Por exemplo, o IMC de um fisioculturista concerteza terá resultado de sobrepeso e obesidade, porque grande parte do peso dele é composto por músculos. O caso do meu irmão também é um bom exemplo, porque não é por ser magro que precisamente ele será desnutrido. Os magrelos podem ser saudáveis! Além disso, outro erro imperdoável nessa matéria foi não divulgar que o IMC convencional NUNCA deve ser aplicado em crianças, adolescentes e idosos. Há uma tabela própria para estas faixas etárias.

Muitos especialistas em saúde dizem que a porcentagem de gordura corpórea é um indicador melhor da situação do peso do que o IMC. Mas a gordura corporal nem sempre é tão fácil, ou tão barata, de ser medida. Testes como medidas de dobras cutâneas (nos quais o técnico pinça uma dobra da pele para medir a camada de gordura subcutânea sob ela), absormetria radiológica de dupla energia (DEXA, que mede a densidade óssea) ou impedância bioelétrica (que mede a oposição a um fluxo de corrente elétrica através do corpo, a impedância é baixa em tecido magro e alta em tecido gorduroso) são mais precisos, mas devem ser feitas somente por profissionais treinados. Caso você tenha curiosidade de descubrir como está sua saúde nutricional, faça uma avaliação física com um profissional adequado, seja ele educador físico ou nutricionista, e de acordo com o resultado procure um nutricionista.


2 comentários:

  1. Sarah, eu amei sua postagem... Achei muito bem explicada! Parabéns, você me surpreende positivamente a cada dia!

    ResponderExcluir
  2. Olá, fiz um post sobre esse assunto e achei tão interessante q acabei fazendo uma pagina especifica para ele, inclusive com uma calculadora online de IMC. Não é uma medida muito correta e nao é todo mundo q pode usa-la, mas já é um referencial para akeles q podem usar a medida. Parabens pelo post! Ta tudo mto bem exlicado!!
    Seria interessante trocarmos link, oq acha? qlq coisa entre em contato!

    abraço

    ResponderExcluir