quarta-feira, 1 de abril de 2009

Combinação Perfeita


Nome Científico: Musa sapientum

A banana é uma das frutas mais populares e consumidas no mundo. Originária da Índia, a fruta cresce na maior parte das áreas de clima tropical de e, geralmente, é encontrada em todas as épocas do ano por um baixo custo. Isso porque a bananeira é uma planta que se adapta facilmente a diversos tipos de solos e é bem distribuída no território brasileiro e tal fator sem duvida facilita seu custo e consumo, tanto que, o termo popular “à preço de banana” surgiu a partir deste pressuposto.
Fonte alimentar de, principalmente de potássio e vitamina B6, além de vitamina C e ácido fólico e aliada às fibras e açúcares simples, como glicose, sacarose e frutose, que também a compõe, a banana constitui-se um alimento de alto valor nutritivo e de grande potencial para agir como combustível para o organismo.
Por ser fonte de potássio a banana pode contribuir para o controle da pressão arterial em que o excesso de sódio, deve ser balanceado com a adição do potássio, para que haja a manutenção do equilíbrio entre os dois minerais. Além disso, contribui para a prevenção da osteoporose, através da redução da perda de cálcio pelo organismo. Por ser um mineral que participa da contração muscular ele colabora com a ausência de contrações involuntárias nos músculos conhecidas como cãibras e, por isso, atletas, em maioria, costumam ingerir banana antes de competições a fim de garantir melhores desempenhos musculares.
As bananas, quando verdes, possuem sabor adstringentes, comumente conhecido por “trancar” na boca. Isto porque antes da maturação a polpa se constitui basicamente de amido e água. Alguns estudos afirmam que o consumo da massa da banana verde auxilia na prevenção e tratamento de problemas intestinais por ter ação semelhante à fibra alimentar de produzir substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino.
Dentre as variedades mais conhecidas estão: banana-nanica, banana-maçã , banana-prata, banana-ouro, banana-d’água ou caturra, banana-caiana, banana-pacamã, banana-são-tomé, banana-figo, banana-pacoba e banana-da-terra. As três primeiras são, normalmente, consumidas "in natura", por apresentarem sabor mais adocicado. Já as outras, por serem menos doces e mais firmes, são frequentemente utilizadas para preparações, tais como doces, à milanesa, fritas em guarnições, bolos, pastéis, entre outras.


E nesse clima tropical brasileiro, nada melhor do que combinar o sabor e os nutrientes de uma boa tigela de açaí com banana e granola.

6 comentários:

  1. Hummmmm.... deu até água na boca!!!!

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  2. com certesa é a melhor combinação. antes ou depois de malhar.. rsrsr

    abraço. seu blog está com um conteudo exelente.

    parabéns!!

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  3. Huuum, adoroo banana!!
    Estou te seguindo, tá lindo seu blog, depois dá uma passadinha no meu.. ^^
    beeijoooos

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  4. ai deliciaaa...amei o blog, passa no meu tb pra trocarmos ideias, beijoos http://operacaodietas.blogspot.com/

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  5. Olá Sarah! Gostei muito do seu blog e estou seguindo, sou Nutri e estou com um blog também sobre nutrição. Parabéns para o seu e muito sucesso na carreira! Se puder visitar e seguir o meu também, será muito bem vinda!

    Abraços.
    momentonutrir.blogspot.com

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