quarta-feira, 1 de abril de 2009

Combinação Perfeita


Nome Científico: Musa sapientum

A banana é uma das frutas mais populares e consumidas no mundo. Originária da Índia, a fruta cresce na maior parte das áreas de clima tropical de e, geralmente, é encontrada em todas as épocas do ano por um baixo custo. Isso porque a bananeira é uma planta que se adapta facilmente a diversos tipos de solos e é bem distribuída no território brasileiro e tal fator sem duvida facilita seu custo e consumo, tanto que, o termo popular “à preço de banana” surgiu a partir deste pressuposto.
Fonte alimentar de, principalmente de potássio e vitamina B6, além de vitamina C e ácido fólico e aliada às fibras e açúcares simples, como glicose, sacarose e frutose, que também a compõe, a banana constitui-se um alimento de alto valor nutritivo e de grande potencial para agir como combustível para o organismo.
Por ser fonte de potássio a banana pode contribuir para o controle da pressão arterial em que o excesso de sódio, deve ser balanceado com a adição do potássio, para que haja a manutenção do equilíbrio entre os dois minerais. Além disso, contribui para a prevenção da osteoporose, através da redução da perda de cálcio pelo organismo. Por ser um mineral que participa da contração muscular ele colabora com a ausência de contrações involuntárias nos músculos conhecidas como cãibras e, por isso, atletas, em maioria, costumam ingerir banana antes de competições a fim de garantir melhores desempenhos musculares.
As bananas, quando verdes, possuem sabor adstringentes, comumente conhecido por “trancar” na boca. Isto porque antes da maturação a polpa se constitui basicamente de amido e água. Alguns estudos afirmam que o consumo da massa da banana verde auxilia na prevenção e tratamento de problemas intestinais por ter ação semelhante à fibra alimentar de produzir substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino.
Dentre as variedades mais conhecidas estão: banana-nanica, banana-maçã , banana-prata, banana-ouro, banana-d’água ou caturra, banana-caiana, banana-pacamã, banana-são-tomé, banana-figo, banana-pacoba e banana-da-terra. As três primeiras são, normalmente, consumidas "in natura", por apresentarem sabor mais adocicado. Já as outras, por serem menos doces e mais firmes, são frequentemente utilizadas para preparações, tais como doces, à milanesa, fritas em guarnições, bolos, pastéis, entre outras.


E nesse clima tropical brasileiro, nada melhor do que combinar o sabor e os nutrientes de uma boa tigela de açaí com banana e granola.

6 comentários:

  1. com certesa é a melhor combinação. antes ou depois de malhar.. rsrsr

    abraço. seu blog está com um conteudo exelente.

    parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Huuum, adoroo banana!!
    Estou te seguindo, tá lindo seu blog, depois dá uma passadinha no meu.. ^^
    beeijoooos

    ResponderExcluir
  3. ai deliciaaa...amei o blog, passa no meu tb pra trocarmos ideias, beijoos http://operacaodietas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Sarah! Gostei muito do seu blog e estou seguindo, sou Nutri e estou com um blog também sobre nutrição. Parabéns para o seu e muito sucesso na carreira! Se puder visitar e seguir o meu também, será muito bem vinda!

    Abraços.
    momentonutrir.blogspot.com

    ResponderExcluir